terça-feira, 29 de julho de 2008

Roteiro preliminar


Bom, vamos a primeira postagem deste blog, que criei com a finalidade de mostrar um pouco do que é o planejamento (ou a falta dele!!!) para uma ciclo viagem de grande porte, se é que um trajeto de quase 13.000 km pode ser classificado assim!!
A idéia de uma viagem destas não é tão nova assim. Tendo acompanhado os preparativos de meu irmão para duas ciclo viagens, uma pela Europa e outra pelos EUA, sempre me ficou um gostinho na boca de um dia fazer a minha viagem.
A oportunidade apareceu agora, e vou tratar de aproveitá-la. A idéia começou a tomar forma em Março deste ano. Uns parceiros do grupo de MTB aqui de Floripa foram pedalar na Bolívia e isso me estimulou a começar a colocar minha viagem no papel. Tracei um roteiro meio baseado em alguns relatos de viajantes de moto e algumas expedições de carro. No final o que saiu foi algo mais ou menos parecido com o que está acima.

O roteiro fiz em Março e já está meio caduco, pois vim procurando muito material nesse meio tempo que foi agregando mais alguns bons lugares para se conhecer. Ele será refeito em breve. Mas a base será a mesma, ou seja, sair de Florianópolis passando por Porto Alegre em direção ao Chuí. Entrar no Uruguai e seguir pelo litoral até Colônia do Sacramento. Tomar o Ferry para Buenos Aires e então seguir pela Ruta 3 e "tocar ficha" até Ushuaia. A intenção é chegar lá por 31 de Dezembro. O retorno, esse sim sofrerá as maiores alterações, será em parte pela Ruta 40 (Argentina) e Carretera Austral (Chile), entre outras estradas, passando obrigatoriamente por Santiago.
A parte do retorno, cruzando o Rio Grande do Sul também é obrigatória, uma vez que pouco conheço do estado onde nasci. Fechando com a região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nenhum comentário: