segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bagageiros

Salve pessoal!! Hoje fiz os dois terminais para os freios dianteiro e traseiro, já que equipei a Zica com freios do tipo Cantilever, pra poder casar com os manetes de freio usados em bikes de speed. Só vai dar pra saber se ficou bom mesmo em termos de frenagem depois de dar a primeira voltinha. Para a bike ficar completa não falta muita coisa. Preciso colocar uma fita no guidon. Talvez coloque até duas pra que fique com o diâmetro maior, pois o guidon tem um diâmetro externo meio pequeno. Não dá uma pegada muito boa. O outro item que estou esperando é o câmbio dianteiro, uma vez que o cabo é puxado por baixo e o tubo onde o câmbio vai preso é de 28,6 mm de diâmetro externo, ou seja, o câmbio da minha MTB não serve para essa.
Também estou quebrando a cabeça projetando os bagageiros! Ando olhando muitas fotos de bikes carregadas me perguntando quais as merdas possíveis nas várias formas de distribuição da carga, e também coisas como reservatórios de água, forma de prender a barraca e saco de dormir, etc.
Minha idéia inicial é fazer suportes específicos para garrafas de 1,5/2 litros (tipo PET). Dois na frente, dois atrás, integrados aos bagageiros. Ficar levando "milhares" de caramanholas de 500ml não me faz muito a cabeça.
Seguindo a mesma lógica na escolha do material do quadro, os bagageiros serão feitos em aço. Tubos com 10 mm de diâmetro externo e 1,5 ou 2 mm de parede são os que pretendo usar. O motivo é devido as presilhas dos alforjes da Ortilieb que usarei ("roubados" do meu brother), que são feitas para tubos de 10 mm. Bom, o caso é que ainda preciso fazer uma máquina (bem simples) pra dobrar os tubos.
O bagageiro traseiro será bem generoso, para que a barraca possa ser bem presa, não ficando tão pendulada como já vi em algumas bikes de viagem. Isso pra que seja levada ao comprido e não atravessada sobre os alforjes. Isso também me faz pensar que uma mudança no formato do saco de transporte do saco de dormir tb será necessária. Vou deixá-lo mais comprido, com um diâmetro menor. Isso é barbada de fazer, só largar na mão de qualquer costureira, que se dá um jeito!!!

Nenhum comentário: