quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Painéis Fotovoltáicos


Já tinha comentado o meu desejo de levar algum equipamento para fazer a recarga das baterias pela luz solar. Hoje encomendei em uma loja lá na China 4 painéis (painéizinhos) pra montar dois recarregadores de baterias do tipo AA e AAA. O preço dessas tranqueiras é bem menor do que se possa imaginar. Aqui vai o site pra quem quer dar uma olhadela: http://www.dealextreme.com/products.dx/category.1101
Essa loja fornece uma porção de itens (pra não dizer um monte de lixo da mais variada espécie...rsrsrs). Há inclusive alguns recarregadores já prontos em um case plástico com regulagens e o diabo a quatro!! Dei preferência por comprar somente as células (painéis) pois assim posso montar da forma que mais me agrada, e olha que nem chega a ser muito mais barato que um desses prontos.

A idéia é montá-los sobre algo flexível para que possa ser preso sobre as coisas que estão sobre os bagageiros. Na ida sobre o bagageiro traseiro e na volta sobre o dianteiro, já que quanto mais diretamente exposto ao sol e com um ângulo o mais perpendicular possível, da superfície do painel com os raios solares, melhor a captação de energia. Bom, cabe ressaltar que não estou esperando algo de muita qualidade, mas isso também não é problema, pois caso venha a dar galho com esses recarregadores fico privado de ouvir música e tirar fotos nos trechos mais isolados, nada mais.

4 comentários:

Unknown disse...

Cara, não quero te desanimar, mas estive olhando as especificações desses paineis da dealextreme e não botei muita fé. Acho que a corrente fornecida por essas celulas deve ser bem baixa. Some a isso o fato de não ter incidência direta de luz e talvez leve dias para carregar um simples par de pilhas. Talvez fosse mais simples usar um dínamo (talvez algo menor, só para carregar as pilhas mesmo). Abraço

Ricardo Brüggmann Mühle disse...

O dínamo vai estar lá de certeza. Já tenho um e já tem suporte para ele no bagageiro traseiro. Mas não vou deixar de tentar dar uma brincadinha com os painéis.
Assim que eles chegarem monto, testo e vejo qual é!!
Valeu Paulo, abração.

Anônimo disse...

Já ouviu falar de um equipamento da empresa SOLIO? É produzido exatamente pra essa finalidade. Recarrega, MP3, celular, GPS pilhas e o que mais vc conseguir carregar. Aqui, já vi em uma loja custando R$300 reais, mas lá fora acho que são US$99.

Sei que é bem mais caro que o Lego chinês que pretende montar, mas uma dica a mais não custa nada né?
Abração,
Fabricio.

Ricardo Brüggmann Mühle disse...

Fabrício,
Já vi sim esse equipamento. Até no começo pensei seriamente em adquirir um, no entanto comecei a ler a opinião de alguns compradores em sites gringos e me desanimei. Muita gente reclamando, pra um aparelho desse preço.
Aí como achei esses painéis pra vender, preferi dar uma brincada!!! Bom, só espero que eles cheguem logo.
Valeu pela dica, abraço.
Ricardo