domingo, 31 de agosto de 2008
Cozinha
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Neuras ofídicas e meteorológicas!!
O primeiro é um site de treinamento em primeiros-socorros com uma seção bastante interessante sobre picadas de animais peçonhentos.
http://www.ecomed.org.ar/template.asp?F=notas/articulos&ID=global
O segundo é do Serviço Meteorológico Nacional (Argentina), com dados bastante completos do clima de várias cidades argentinas com as médias de precipitação e temperatura de 1960 a 1990 (está na hora dos bichos pensarem em dar uma atualizada!!!).
http://www.smn.gov.ar/?mod=bdatos&id=1
Logo posto os links de todos os relatos de outros viajantes que visitei, seja de bike, moto ou carro.
ZZZzzzZZZZzzzzz......

Bom, ai está o isolante térmico inflável que adquiri. Chegou hoje e já fiz um rápido teste-drive. Ele possue duas válvulas para inflar as colméias. Muito fácil de encher com a bomba de pneu. A única coisa que tive de fazer foi pegar uma válvula de câmara de bike, do tipo Presta (bico fino) e arranca-lá de um câmara velha que tinha. É só tirar toda a borracha da válvula que então entra com facilidade nas válvulas do isolante. Aí é só acoplar a bomba e mandar brasa. Depois coloco uma foto disso!
Apesar do relevo dele ser todo "acidentado" aparentou ser muito confortável, ainda mais utilizando o saco de dormir. Tinha lido em algum lugar que depois de inflar não se conseguia tirar todo o ar de dentro dele, ficando assim um pouco mais volumoso. Bom ,depois do teste só posso concluir que o cara que escreveu isso precisa desenvolver outro método pra tirar o ar de dentro, pois aqui ficou "vaziozinho da silva".
Na semana passada comprei um saco de dormir (SD), pois o que tinha além de não me servir mais era para verão, no máximo meia estação. O SD novo está com as seguintes faixas de temperatura: de 0 a -5 CONFORTO; de -5 a -10 TOLERÂNCIA; de -10 a -15 SE FUDEU....hahahaha (na real é extremo). Isso tudo é muito chute, pois depende de uma série de fatores como o metabolismo do vivente, se está exposto a vento ou dentro da barraca, sobre isolante ou não e por aí vai. Se eu puder dormir de cuecas todas as noite, independende do frio lá fora, já vou me dar por satisfeito!!
Com esse isolante e este SD é provável que eu durma até melhor do que na minha cama! E todo mundo sabe....uma noite bem dormida se resume em um próximo dia de alta quilometragem.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Casa, cama, mesa e banho....

sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Preparação Física
Talvez essa tenha sido a exclamação de alguns ao ver esta postagem. Bom, a explicação é bastante simples. Do que geralmente as pessoas reclamam durante ou após pedaladas longas de várias horas? No meu "caderninho" é disparado a famosa dor nas costas o motivo principal de reclamações.
Pois bem! Eu nunca tive problemas com as costas durante longas pedaladas. Dou o mérito a isto ao fato de praticar remo já a muito tempo. Nestes próximos meses antes da viagem, os treinos de remo serão diários (com sessões de musculação também!!).
Muitos cicloturistas optam por bicicletas com uma postura dita mais confortável, onde as costas encontram-se mais levantadas. Eu não acho interessante uma postura mais ereta por um motivo bastante simples, o peso sobre a bunda....rsrsrs. Ainda mais pra um cara com o meu peso, que gira pelos 88Kg. Prefiro distribuir o peso de maneira mais igualitária entre o selim e o guidom.
Além desta vantagem, há a outra relativa a posição mais aerodinâmica, sendo que em uma bicicleta com alforjes e milhares de penduricalhos isso não faz uma diferença tão grande quanto faz quando se tem somente o ciclista e a bicicleta "limpa".
A montagem da bike está avançando a passos lentos, mas uma coisa já dá pra adiantar, vai ficar com uma geometria muito próxima a da minha bike speed, que por sinal acho muitíssimo confortável.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Previsão de tempo e gastos
Ao final cheguei numa quantidade de dias pedalados de 114 (41 na ida e 73 na volta). Considerei que a cada 6 dias haverá um de descanso e em cima disso ainda coloquei uma margem de 10% a mais. No final cheguei a uma previsão de 148 dias. Claro que tudo isso é só um pouco de masturbação mental, pois na hora do pega pra capar nada sai como o previsto.
Quanto aos gastos durante a viagem a conta é bem tosca......chega até a assustar!!
O chute foi de um gasto médio diário de 30R$, a partir daí vocês podem ter idéia da previsão do montante investido na minha saúde e bem estar nestes quase 5 meses.
A idéia inicial é usar a barraca na maior quantidade de dias possíveis e gastar somente com alimentação.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Primeira quase cagada!!!
Comprei o canote de selim. Optei por um bem comprido (400 mm), para que entre bastante no Seat Tube e não me venha a fuder com o quadro (coisa muito comum quando se usa um canote que entra muito pouco no quadro).