sábado, 27 de dezembro de 2008

Punta Arenas

Olha, foi por pouco que consegui chegar aqui em Punta Arenas ontem. Lá pelas 16 hs fui para o Porto, pois a balsa saía as 18 hs. Dei umas voltas pelas redondezas a pé, me divertindo com o vento!! Quando vi as ondas que o vento fazia fora da baía de onde a balsa partia, ou seja, no Estreito de Magalhaes, nao acreditei!! Era onda criada a "Toddy"! Lá pelas 18 horas o capitao da balsa disse que a partida seria postergada para as 20 horas, a princípio, senao ficaria só para o outro dia pela manha. O vento nessa hora estava a meros 40 nós (40 x 1,8 = 72 km/h). Nesse tempo de espera fiquei dentro de um restaurante conversando com um chileno gente fina e com um casal de franceses que estao indo de Ushuaia até o Peru a pé. Por sinal, dia 25 quando parti do refúgio onde dormi no Natal, depois de 15 km, em um cruzamento, vi uma barraca. Era a dos franceses.
Bom, as 20 horas começou a arrumaçao dos veículos sobre a balsa, que se estendeu até depois das 21 hs. Para quem nao está acostumado com aquelas ondas do Estreito o pensamento é um só: Essa porra nao chega do outro lado nem com reza braba!
No fim chegou. Meio desconfortável pois é um barco que nao corta muito bem as ondas, e dá cada baque as vezes!! Chegando no porto em Punta Arenas toquei pro centro. Estava um frio do cacete, acho que o maior até agora. No primeiro hostel que encontrei, cerca de uma loja de bicicletas, já me encostei. Jantei o tradicional, e cama.
Hoje pela manha fui a caça de pneus pra encarar a Carreteira Austral. Ah sim! Acho que esqueci de dizer que o roteiro de retorno vai sofrer alteraçoes. Foram muitos papos com outras pessoas nesses últimos dias, muitas fotos vistas, e acho que cabe alterar algumas coisas pra aproveitar melhor as paisagens.
Quanto aos pneus, nao foi muito fácil de encontrá-los. Queria pneus mais largos, algo como 1.90/1.95 que fossem semi-slick's. No final encontrei um em uma loja e outro em outra. Fiquei satisfeito com as aquisiçoes. Em um, a pressao máxima é de 80, no outro de 65 psi. Está ótimo!
Um aparte sao os preços aqui em Punta Arenas. Como se trata de zona franca, tem cada pechincha!!! Só pra exemplificar, sem fugir do contexto bicicleta, uma corrente Dura-Ace custa 22.000 pesos chilenos, que dá algo por volta de 36 dólares, ou 83 R$. Algo que aí, nao sai por menos de 130 pila!!!
É provável que eu fique aqui amanha, quiça segunda-feira também.
Por enquanto é isso!

2 comentários:

Cristina de Oliveira disse...

Estamos torcendo por vc aqui em Torres. Esperamos vc na volta. Zeno, Sirlei e a grande família.

Cristina de Oliveira disse...

Adoramos ver vc. Estamos te esperando e torcendo por ti. Que vc faça uma boa viagem. Bjs. Zeno e Sirlei.